sábado, 13 de agosto de 2016

A ORIGEM DO II CONGRESSO INTERNACIONAL DE CULTURA E LITERATURA


Esse evento visa a fortalecer as atividades de pesquisa, incentivando a produção integrada de artigos científicos, jornalísticos, capítulos de livros, livros, dossiês de revistas especializadas, entre outros, por pesquisadores do Brasil e do exterior. 

O Congresso constitui evento permanente, internacional, no Calendário Acadêmico das atividades científicas e culturais do Programa de Pós-Graduação em Letras, da PUC GOIÁS. Ainda, em 2014, o GT: Estéticas Modernas e Contemporâneas, integrado a outros grupos de pesquisadores do Brasil e da Europa, realizou dois colóquios sobre artes contemporâneas, um na UFF e outro na PUC Goiás. Em 2015, esse congresso se repetiu com sucesso na PUC GOIÁS, com o nome de Congresso Internacional de Literatura e Cultura, reforçando o perfil de evento internacional, com participação de pesquisadores discentes, docentes, editores, artistas e escritores de Goiás, nacionais e internacionais. 

O evento contará com a participação de pesquisadores do estado de Goiás, estudantes de várias áreas de conhecimento, pois que a proposta é interdisciplinar e multicultural, e primará pela exposição e troca de conhecimentos produzidos em Goiás, no Brasil e no mundo.
 
Esse Congresso teve sua origem nas discussões realizadas pelos pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Linguagem, e do Mestrado em Letras: Literatura e Crítica Literária, da PUC GOIÁS, em parceria com estudiosos de áreas afins. A princípio, foram realizados Colóquios, Jornadas de Pesquisa, Seminários Locais e Regionais e Encontros com artistas. 

Em 2011, realizou-se o I Seminário Nacional, que teve uma nova edição no ano subsequente. Em 2013 e 2014, foram realizados Seminários Internos, Jornadas de pesquisas, Colóquios e Encontros com escritores e críticos de arte, nacionais. Em 2014, foi realizado o I Congresso Internacional de Literatura, Cultura e I Seminário Internacional do Imaginário. 

Desse modo, o Congresso pretende estudar a arte contemporânea e seu ensino, no momento presente, levando em conta o processo de assimilação da literatura e das artes em geral que não pode distanciar-se dos novos modos de criação e dos recursos tecnológicos com os quais interage, permanentemente, estabelecendo relações e conexões interdisciplinares. 

Pretende-se discutir que os objetos artísticos, sejam eles o texto literário, a tela pictural, o filme, entre outros, tornam-se multiculturais e transdisciplinares. A imagem, em nossa civilização, basicamente domada pelo espírito da urbe, incide sobre as formas de sentir, de pensar e de agir do homem comum. Praticamente, não há como escapar do processo de virtualização do real. 

Assim, as novas tecnologias midiáticas modificam o alcance e o modo de ser das obras de arte, conduzindo dos estudiosos a sentirem a emergência de pensar em um ensino que acompanhe o uso dessas novas tecnologias, que tanto influem na interação que se dá entre os saberes contemporaneamente produzidos, nas diversas artes. O ensino das diversas artes e de outras formas de conhecimento prescinde dessa interconexão. 

A educação pressupõe considerar a vida do homem em seus variados aspectos e em seu tempo, mesmo que este tempo não seja mais o real em sua concretude, e pressupondo o afastamento da racionalidade e da lógica, no novo momento instaurado pelas criações inventivas da humanidade.

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