Esse evento visa a fortalecer as atividades de pesquisa,
incentivando a produção integrada de artigos científicos, jornalísticos,
capítulos de livros, livros, dossiês de revistas especializadas, entre outros,
por pesquisadores do Brasil e do exterior.
O Congresso constitui evento
permanente, internacional, no Calendário Acadêmico das atividades científicas e
culturais do Programa de Pós-Graduação em Letras, da PUC GOIÁS. Ainda, em 2014,
o GT: Estéticas Modernas e Contemporâneas, integrado a outros grupos de
pesquisadores do Brasil e da Europa, realizou dois colóquios sobre artes
contemporâneas, um na UFF e outro na PUC Goiás. Em 2015, esse congresso se
repetiu com sucesso na PUC GOIÁS, com o nome de Congresso Internacional de
Literatura e Cultura, reforçando o perfil de evento internacional, com participação
de pesquisadores discentes, docentes, editores, artistas e escritores de Goiás,
nacionais e internacionais.
O evento contará com a participação de
pesquisadores do estado de Goiás, estudantes de várias áreas de conhecimento,
pois que a proposta é interdisciplinar e multicultural, e primará pela
exposição e troca de conhecimentos produzidos em Goiás, no Brasil e no mundo.
Esse Congresso teve sua origem nas discussões realizadas
pelos pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Linguagem, e do Mestrado em Letras:
Literatura e Crítica Literária, da PUC GOIÁS, em parceria com estudiosos de
áreas afins. A princípio, foram realizados Colóquios, Jornadas de Pesquisa,
Seminários Locais e Regionais e Encontros com artistas.
Em 2011, realizou-se o
I Seminário Nacional, que teve uma nova edição no ano subsequente. Em 2013 e 2014, foram realizados Seminários
Internos, Jornadas de pesquisas, Colóquios e Encontros com escritores e
críticos de arte, nacionais. Em 2014, foi realizado o I Congresso Internacional
de Literatura, Cultura e I Seminário Internacional do Imaginário.
Desse modo, o
Congresso pretende estudar a arte contemporânea e seu ensino, no momento
presente, levando em conta o processo de assimilação da literatura e das artes
em geral que não pode distanciar-se dos novos modos de criação e dos recursos
tecnológicos com os quais interage, permanentemente, estabelecendo relações e
conexões interdisciplinares.
Pretende-se discutir que os objetos artísticos,
sejam eles o texto literário, a tela pictural, o filme, entre outros, tornam-se
multiculturais e transdisciplinares. A imagem, em nossa civilização,
basicamente domada pelo espírito da urbe, incide sobre as formas de sentir, de
pensar e de agir do homem comum. Praticamente, não há como escapar do processo
de virtualização do real.
Assim, as novas tecnologias midiáticas modificam o
alcance e o modo de ser das obras de arte, conduzindo dos estudiosos a sentirem
a emergência de pensar em um ensino que acompanhe o uso dessas novas
tecnologias, que tanto influem na interação que se dá entre os saberes
contemporaneamente produzidos, nas diversas artes. O ensino das diversas artes
e de outras formas de conhecimento prescinde dessa interconexão.
A educação
pressupõe considerar a vida do homem em seus variados aspectos e em seu tempo,
mesmo que este tempo não seja mais o real em sua concretude, e pressupondo o
afastamento da racionalidade e da lógica, no novo momento instaurado pelas
criações inventivas da humanidade.
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