sábado, 13 de agosto de 2016

COMITÊ CIENTÍFICO DO II CONGRESSO INTERNACIONAL DE CULTURA E LITERATURA DA PUC-GO

Berta Lucía Estrada

Escritora, poeta, ensaísta e crítica literaria, de Manizales – Colômbia. Foi premiada com o primeiro prêmio na 4ª versão do Concurso Nacional de Poesia Inédita, escrita por Mulheres “Meira del Mar 2011”, realizado pelo Encontro de Mulheres Poetas de Antioquia. Obteve, além disso, o Prêmio Especial, fora do concurso, Edições Embalagem do Museo Rayo -2011 e ocupou o segundo lugar no Concurso Nacional de Poesia Carlos Héctor Trejos Reyes-2011. Realizou estudos de literatura na Pontifícia Universidade de Javeriana, um Mestrado e um Diploma de Estudos Profundos (DEA) en literatura, pela Universidade de Sorbonne (Paris-França), uma Especialização em Docência Universitária pela Universidade de Caldas, uma Titulação em História e Crítica da Arte do Século XX e uma Titulação em Cultura Latinoamericana. É livre-pensadora, feminista, laica e defensora da alteridade. Dentre suas publicações estão “Un regalo para la abuelita” y “Léeme una poesía con la luz apagada” (literatura infantil), “…de ninfas, hadas, gnomos y otros seres fantásticos” (manual de literatura infantil y juvenil), “Las cuatro estaciones”, “Féminas o el dulce aroma de las feromonas”, seguido de “Voces del silencio” y un ensayo “¡Cuidado! Escritoras a la vista”. Atuou ainda como docente universitária nas áreas de língua francesa, literatura hispanoamericana e francófona na Universidade de Caldas. Durante 10 anos, trabalhou na Unidade de Cultura da Prefeitura de Manizales/Colômbia.

Catherine Dumas

Catherine Dumas é docente de literaturas de língua portuguesa na Universidade de Paris III-Sorbonne Nouvelle. Como domínios de investigação tem a literatura contemporânea, com uma especial dedicação à poesia e à obra da ficcionista portuguesa de Agustina Bessa-Luís. Também estuda as escritas do eu e as suas interferências na poesia e no romance, assim como a literatura de autoria feminina. Catherine Dumas tem diversas obras publicadas e já traduziu para o francês vários livros de poesia portuguesa e brasileira, teatro e diários íntimos portugueses.




Isabel do Amaral Antunes Vaz Ponce de Leão

Professora Catedrática da Universidade Fernando Pessoa, no Porto, Maria Isabel do Amaral Antunes Vaz Ponce de Leão licenciou-se em Filologia Românica pela Universidade de Coimbra, fez 3.º Ciclo de Estudos em Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Faculdade de Filoloxia da Universidade de Santiago de Compostela onde também se Doutorou em Literaturas Hispânicas (doutoramento reconhecido pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal). Fez a agregação em 2009. É membro integrado e coordenadora do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL), e colaboradora do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos (CIEC). É sócia fundadora e vice-presidente do Circulo Literário Agustina Bessa-Luís (CLABL). Áreas de Investigação: Literatura Portuguesa Contemporânea, Interartes (Literatura / Artes Plásticas / 7.ª Arte), Discurso de Imprensa. Autora de vários livros e artigos que incidem nas áreas acima referidas é colaboradora de várias publicações periódicas e dedica-se também à crítica de arte. Hobbies: viagens, leitura, cinema, artes plásticas e artes do espectáculo.

Iria Brzezinski

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná e graduação em Pedagogia-Orientação Educacional pela mesma Universidade. Mestrado em Planejamento Educacional pela Universidade de Brasília e doutorado em Administração Educacional e Economia da Educação pela Universidade de São Paulo. Estágio Pós-Doc na Universidade de Aveiro-Portugal. Professora titular da PUC Goiás. Vice-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UCG (1988-1990). Fundadora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás (1997-2001 e 2008-2010). Avaliadora Institucional da Universidade Estadual de Goiás (2002-201). Membro do Comitê Científico do GT Formação de Professores da Anped. Membro Titular do Fórum Estadual de Goiás. Membro Titular do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente do Estado de Goiás. Membro titular da Comissão de Avaliação do Plano Estadual de Goiás (2008-2017). Membro do Corpo Editorial da Revista Educativa (PUC Goiás). Membro do Conselho Editorial da Revista do Instituto Superior de Gaya/PT. Membro do Corpo Editorial e Consultora ad hoc da Revista Brasileira de Pós-Graduação da CAPES, desde de 2010. Cientista visitante na Universidade de Aveiro. Consultora Integrante da Comissão Assessora de Avaliação da Área de Pedagogia do ENADE (2008-2014). Tem experiência em docência e pesquisa na área de Educação e Sociologia, com ênfase em Políticas e Gestão Educacional, Planejamento e Avaliação Institucional, Formação de Profissionais da Educação, Movimentos Sociais e Currículo. Atualmente é Presidente da Anfope. É vice presidente da Assembleia Geral do Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional de Aveiro-PT (CIDInE). No campo dos Movimentos Sociais é Presidente da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope) nos períodos (1996-1998; 2008-2012). Professora da Universidade de Brasília (aposentada). Coordenadora do Grupo de Pesquisa no CNPq "Políticas Educacionais e Gestão Escolar". Pesquisadora, bolsista produtividade CNPq Nível 1. Pesquisadora da Rede Goiana de Pesquisa "Estado, Instituições e Políticas Educacionais" - REIPE da FAPEG, desde fevereiro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário